Pular para o conteúdo

O brasileiro e o meio ambiente

Plantio de mudas do Programa de Reflorestamento de Pernambuco em Carpina. Foto: Pedro Caldas/Semas PE

Os brasileiros se importam com o meio ambiente e creem que o aquecimento global está em curso. São esses os dados revelados em pesquisa encomendada ao Ibope pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS) em parceria com a Universidade de Yale.

92% dos brasileiros acreditam na ocorrência do aquecimento global e 77% julgam ser a ação humana responsável por esse fenômeno. No entanto, quando perguntados sobre quem pode contribuir para enfrentar o problema 32% apontam que são as empresas, 35% os governos e 24% os cidadãos, o que nos parece acertado, pois essa é uma tarefa que demanda mudança no relacionamento com a natureza.

Diante da crise climática global, a comunidade científica mundial vem reforçando a necessidade de mais ambição dos governos. Na contramão dos alertas, o Brasil indica falta de compromisso com a pauta ambiental, sem metas ousadas de redução de suas emissões. Essa realidade é percebida por 82% dos entrevistados ao afirmarem que as queimadas se intensificaram nos últimos 2 anos no Brasil e 84% julgam que elas prejudicam a imagem do país no exterior.

Nessa realidade, os entes subnacionais têm papel estratégico, oferecendo capilaridade ao senso de urgência, expandindo a pauta climática, promovendo assim o desenvolvimento de baixo carbono e o aumento da resiliência das cidades. De forma efetiva, o papel estratégico dos estados tem se materializado desde 2019 a partir da realização da Conferência Brasileira de Mudança do Clima em Recife, e da atuação da Abema.

Temos o dever de apoiar e promover uma retomada econômica aproveitando a vantagem competitiva que o Brasil possui frente a outras nações, em razão das suas condições ambientais únicas. A mudança do clima deve ser vista como oportunidade de promover um salto no desenvolvimento, com criação de empregos, conservação dos recursos naturais, redução das desigualdades e ampliação do progresso social.

Artigo publicado originalmente no Jornal do Commercio, em 25/03/2021


Conheça a íntegra da pesquisa “Mudanças climáticas na percepção dos brasileiros”, do Ibope/ITS-Rio: www.percepcaoclimatica.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nv-author-image

José Bertotti

Atual secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, José Bertotti é professor universitário. É formado em Química Industrial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001), com mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (2014). Foi diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE). Coordenou a Representação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação no Nordeste. Foi secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife, e secretário de Ciência e Tecnologia de Pernambuco. É da direção estadual do Partido Comunista do Brasil – PCdoB-PE.